Análise comportamental


DiSC ®

O DiSC® é uma ferramenta de análise comportamental, utilizada há décadas e por mais de 50 milhões de pessoas, que tem como finalidade aumentar o autoconhecimento e melhorar a compreensão do comportamento do outro.
O precursor da teoria que determina alguns padrões de comportamento e que deu origem à ferramenta, foi o professor e psicólogo Dr. William Moulton Marston.
A teoria afirma que existem quatro padrões básicos de comportamento previsíveis, observados em seres humanos.
O nome DiSC® é um acrônimo de um conjunto de palavras inglesas que significam DOMINÂNCIA, INFLUÊNCIA, ESTABILIDADE e CAUTELA. A teoria comportamental por trás da avaliação DiSC®, sustenta que todas as pessoas possuem essas quatro características básicas de comportamento, com intensidade variada, formando assim, 15 perfis clássicos. Compreendê-los nos auxilia a obter sucesso profissional e pessoal.

 

Alguns exemplos de situações em que o DiSC® deve ser aplicado:





Coaching

Através do DiSC®, é possível conhecer fortalezas, necessidades de desenvolvimento e, de maneira geral, ampliar nosso autoconhecimento para facilitar a conquista de nossas metas.

Recrutamento e Seleção

Possibilita identificar o perfil de um candidato, e desenvolver estratégias para o sucesso dentro da empresa.




Desenvolvimento individual e de equipe

Permite potencializar as forças, compensar e/ou desenvolver as possíveis limitações e, sobretudo, alcançar o máximo potencial do funcionário. Se aplicado a uma equipe, auxilia a mesma a aumentar a sinergia e produtividade através da identificação e melhor entendimento do perfil de cada membro.

Gestão das pessoas

Promove o autoconhecimento do gestor e oferece ao mesmo, informações valiosas sobre o comportamento de cada membro de sua equipe. A finalidade é melhorar o desempenho do gestor e de sua equipe em geral.


Reorganização da empresa

A identificação do padrão comportamental de cada funcionário, auxilia a empresa, que esteja passando por uma reorganização, a evidenciar o potencial de cada um e a melhor distribuir as devidas responsabilidades.